quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Acupuntura

Ciência e conhecimento milenar chinesa,  a acupuntura começou há cerca de 5 mil anos atrás, oriunda de observação, dedicação e a experiência acumulada sobre a interação entre o ser humano e seu estado de saúde com as mudanças da natureza.
Os antigos sábios formularam a teoria de harmonia do universo e postulavam o equilíbrio entre a natureza  e o homem. É a teoria de Yin e Yang, onde sempre há um equilíbrio de forças naturais complementares : Dia e Noite, Sol e Lua, Água e Fogo, Montanha e Planície, Plantas e flores e Pedras e areias, Calor e Frio, Homem e Mulher, Trabalho e Repouso, Tensão e Relaxamento, Emoção e Rigidez etc.
 
O princípio básico energético da Acupuntura é a exploração das energias vitais do corpo (é a força que movimenta o ser vivo, que faz existir a vida) que circulam nos meridianos, que são uma rede de minúsculos canais onde circulam a energia vital humana, divididos em 12 meridianos principais, 8 extras e várias ramificações menores conectando os órgãos vitais internos com todas as partes internas e externas. Os meridianos afloram na superfície da pele que assim possui milhares de pontos de acupuntura: locais que concentram mais energias e onde podemos modificar o estado energético do meridiano ou do órgão em questão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário